Uma das grandes conquistas do mundo moderno tem sido o processo contínuo de democratização do conhecimento, grande parte desse processo pode ser atribuído à criação e desenvolvimento dos meios de comunicação e tecnologias. O uso da tecnologia como suporte educacional tem sido recorrente nos últimos anos, apesar de não ser uma opção viável para todas as camadas da sociedade moderna e não fazer parte da realidade de muitas pessoas.
Podemos considerar que todas as metodologias ativas criadas atualmente são um reflexo da reestruturação que a educação e o processo de ensino vêm sofrendo, onde ambos devem se adaptar a uma realidade dinâmica e de muitas conexões, cenário que não fazia parte do contexto que deu origem aos meios de ensino tradicionais. Assim como as demais metodologias que vem sendo criadas, a instrução por pares também tenta acompanhar tamanho desenvolvimento e entrelaçar sua proposta aos meios tecnológicos, oferecendo assim mais flexibilidade na realização de algumas de suas etapas através desses meios. Tal relação se inicia desde o princípio do processo de ensino, onde o material indicado pelo docente pode ser acessado digitalmente como em e-books, blogs, video aulas e até mesmo plataformas específicas de ensino, fornecidas muitas vezes pela própria instituição. Além dessa possibilidade, os professores podem também utilizar de algum suporte tecnológico durante a aula expositiva, como por exemplo fazendo o uso de projetores de slides; por último e tão importante quanto os exemplos anteriores, o foco deste módulo também pode ser objeto de experimento de novas tecnologias.
Os testes conceituais têm por objetivo manter uma linha contínua de aprendizado, portanto devem ser realizados de forma a manter a linha da dinâmica desenvolvida em sala de aula. O ideal seria realizar a aplicação em um período que não ultrapasse 10 minutos e compor o teste com apenas uma ou algumas poucas questões de múltipla escolha, que não exijam simples memorização ou substituição de números em equações. Esse teste pode ser realizado utilizando um sistema capaz de reproduzir perguntas previamente cadastradas pelos professores e contabilizar as porcentagens de acerto, ou até mesmo um sistema de votação eletrônica através de clickers, mas ambos dependem das condições dos alunos e/ou das instituições onde o método será aplicado. Vale lembrar que existem opções que exigem menos investimento, como a utilização de flashcards ou o simples gesto de levantar mãos. O meio utilizado para aplicar a avaliação não prejudica de forma alguma o funcionamento da metodologia, o que permite sua utilização em qualquer instituição independentemente de seu poder aquisitivo. Mas, se existem opções mais em conta, por que considerar a aquisição de meios mais caros e modernos de aplicação dos testes? O motivo é, basicamente, um só: Agregar inovação tecnológica ao cotidiano das salas de aula. Embora pareça insignificante, a utilização de instrumentos diferenciados pode aumentar o engajamento dos estudantes(por serem aparelhos interessantes e familiares) e contribuir para que os alunos se habituem a utilizar recursos digitais, prática que se tornará um diferencial quando entrarem no mercado de trabalho.