TAS-MA - Instrução por Pares


Processo Educativo por Pares

Figura 1 - Pirâmide do aprendizado

Este módulo em específico trata de uma das práticas mais importantes do processo, grande responsável por potencializar a metodologia: A interação entre os alunos. Observando a pirâmide do conhecimento, é possível notar que grande parte do processo de aprendizagem ocorre ao ensinar o conteúdo a outras pessoas e uma parte considerável ocorre ao conversar, perguntar, repetir, debater etc. Seguindo a metodologia de instrução por pares, o aluno se envolve em pelo menos três métodos de aprendizagem: Lendo e/ou escutando o material didático proposto pelo professor antes da aula, vendo e escutando durante a explicação do professor e, por fim, ensinando e debatendo com os colegas durante a dinâmica que ocorre no decorrer da aula. Enquanto isso, na metodologia tradicional de ensino é trabalhado apenas a observação do conteúdo ministrado pelo professor em sala de aula, ou seja, métodos totalmente passivos.

Figura 2 - Processo de educação por pares

Já no contexto de metodologias ativas, quando o educador opta por utilizar o método de instrução por pares deve se atentar ao seguinte detalhe: a orientação das aulas devem acompanhar o ritmo dos alunos. A dinâmica de aula inicialmente será sempre a mesma, mas a porcentagem de acertos dos alunos nos testes conceituais faz completa diferença na decisão do passo seguinte. Caso a porcentagem de acertos seja de aproximadamente 70% a 100%, é indicado que o professor explique as respostas e siga para o próximo conteúdo; se os acertos ficarem na faixa de 35% a 70%, o cenário já muda e a discussão entre os alunos se torna estritamente necessária, seguida pela realização de um novo teste conceitual; no último cenário possível, os acertos são inferiores a 35% e é necessário recomeçar a dinâmica a partir de uma nova explicação do conteúdo, de preferência seguindo outra abordagem, acompanhada da realização de um novo teste e da continuação dos passos propostos. Todas essas indicações são, de certa forma, padronizadas, por isso o professor deve levar em conta durante a aplicação da metodologia o perfil da instituição e, principalmente, dos alunos. O método é extremamente flexível e de fácil adaptação, embora todas as etapas propostas sejam benéficas, nem sempre todas são necessárias ou devem ser seguidas a risca. Outras variáveis podem existir em relação ao material de apoio, mas é um tópico que será abordado de forma mais específica no módulo seguinte.