Os processos de ensino, desde tempos idos, seguem evoluindo a fim de colaborar com a compreensão e o compartilhamento de saberes, promovendo não só a evolução de um ou outro indivíduo, mas de comunidades, povos, países, sociedades particulares e até de maior abrangência (planetária).
A tecnologia também segue seu avanço, em ritmo diferenciado e coerente com a realidade de cada época humana, em que a necessidade da superação de desafios, geralmente, suscita agilidade nas mudanças. Quando estes avanços, educacionais e tecnológicos, são combinados podem alcançar profundas reflexões e transformações, inclusive, culturais, ocasionando a formação de novas gerações.
Reconhecendo esta realidade e observando que métodos educacionais antigos têm sido subsidiados por novas tecnologias, contribuindo na evolução da sociedade de maneira mais ampla, mas procurando ter maior cuidado na formação de cada indivíduo que deseja evoluir. Embora as expressões possam parecer mais contemporâneas, como os recursos tecnológicos utilizados, as Metodologias Ativas são provenientes de pensadores milenares que buscavam conhecer mais o ser e expandir as suas melhores potencialidades.