TAS-MA - Aprendizagem Baseada Problemas


Pesquisa em PBL

Figura 1 - Construindo conhecimento

Um dos aspectos mais interessantes sobre a pesquisa em PBL são as próprias constatações sobre as marcas singulares observadas após a aplicação do método. Além de ser constantemente bem avaliada pelos professores e alunos(fato relevante, pois o engajamento de ambos é de extrema importância), a metodologia tem proporcionado a formação de profissionais de diversas áreas com alta capacidade de autodidatismo e organização própria.

Foi observado que estudantes que experienciaram a PBL apresentaram grande desenvolvimento de habilidades comunicativas, sociais e de bons hábitos de estudo devido à necessidade de relacionar-se constantemente com outras pessoas e de manusear diversas fontes de informações durante o decorrer na disciplina. Como resultado os profissionais formados, principalmente pelo uso dessa metodologia, recebem excelentes avaliações por terem desenvolvido maior proatividade e desenvoltura pessoal, tanto ao lidar com outras pessoas em ambiente de trabalho quanto na agilidade em esquematizar e solucionar problemas.

Um ponto constantemente abordado por diversos pesquisadores quando se trata da PBL é a deficiência de bases conceituais por esses estudantes em consequência da impossibilidade de analisar todos os conceitos exigidos em uma disciplina, visto que o foco da metodologia não é estimular a memorização dos alunos e sim a busca e utilização dos conceitos na prática. A PBL é recorrentemente utilizada em cursos de alta notabilidade como o de medicina e possui resultados muito valorizados pois as lacunas deixadas pela escassez de alguns conceitos podem facilmente ser preenchidas pelo estudo individual baseado na necessidade do profissional, o que é extremamente necessário em carreiras como a médica por exigir constante atualização e revisão de conteúdos. Utilizando ainda o exemplo do curso de medicina, é possível notarmos que a memorização de tantos detalhes relacionados a procedimentos, diagnósticos e medicações deve ser extremamente complicada quando não relacionada a uma prática diária, o que acentua mais ainda a importância das técnicas aprendidas em PBL para orientar os estudantes que diariamente entrarão em contato com problemas que provavelmente precisarão de algum tipo de estudo de caso e de princípios conceituais bastante específicos. De forma mais objetiva, a conclusão é que é mais vantajoso ensinar o aluno a aprender do que arriscar transmitir-lhe todos os conceitos e esperar que ele os incorpore à prática no futuro(referência 3).

Apesar de ser amplamente conhecida por sua utilização no curso de medicina, a PBL é muito utilizada em áreas como a de engenharia e computação, por exemplo.


Aprendizagem Baseada em Problemas (ABP): Um Método Transdisciplinar de Aprendizagem para o Ensino Educativo (SOUZA, 2015)

Análise da Aplicação do Método PBL no Processo de Ensino e Aprendizagem em um Curso de Engenharia de Computação (ANGELO, 2012)

Aplicação do Método PBL no Ensino de Engenharia de Software: Visão do Estudante (DE ANDRADE, 2010)