TAS-MA - Aprendizagem Baseada Problemas


Trabalhando Hipoteses e Teorias

Figura 1 - Ideias

Nesta metodologia em específico não é solicitado um estudo prévio por parte dos estudantes, pois o intuito é manter todo o esforço de aprendizagem em atividades realizadas de forma coletiva e num ambiente adequado. O objetivo geral, desse ponto em diante, é buscar oportunidades que possibilitem a contribuição de todos os indivíduos no processo de desenvolvimento da solução e no progresso da aprendizagem uns dos outros.

O princípio prático da aplicação da metodologia é marcado pela exposição do problema e o início da modelagem das hipóteses. Tais hipóteses devem ser formuladas pelos alunos utilizando seus conhecimentos prévios, bem como a melhoria das informações recebidas através do aperfeiçoamento que deve ser realizado ao debater essas hipóteses com os demais membros do grupo. Após a discussão das hipóteses, os alunos devem tentar utilizar as deduções listadas para elaborar uma solução apenas com o que foi obtido até então, sem qualquer auxílio do professor ou de meios informativos, aprendendo assim a correlacionar informações e explorar os cenários de forma minimalista, de forma que mesmo sem o domínio do assunto consigam fazer algum tipo de investigação.

Sendo pontos pertinentes ou não, todo o trabalho de tentar uma solução sem pesquisas deve evidenciar os pontos fracos e a localização de possíveis lacunas a serem preenchidas a respeito do conteúdo, possibilitando que sejam levantados pontos de aprendizagem onde os estudantes devem dar ênfase em seus estudos e desenvolver de forma mais atenciosa para contribuir com a solução final. Anotados todos os pontos fracos dos argumentos já conhecidos pelos estudantes, é iniciado o planejamento do trabalho em grupo e os estudos (podendo ser individuais, coletivos ou ambos) utilizando recursos disponibilizados pelo professor através da instituição ou pela indicação e fornecimento de material didático de terceiros. No planejamento do trabalho em equipe os estudantes devem organizar, principalmente, o tempo que levarão para desenvolver cada atividade de forma que a apresentação da solução final não seja comprometida, precisam dividir as tarefas e áreas a serem pesquisadas por cada um e reservar ainda algum período para juntar todas as partes desenvolvidas.