A determinação do escopo do problema que será trabalhado sem dúvidas é uma das fases mais importantes do processo, mesmo acontecendo antes de suas fases práticas. Nessa etapa devem ser bem pensados e estabelecidos os objetivos da aplicação da metodologia, sendo analisados para isso a disciplina onde será empregada, os materiais disponibilizados para utilização dos estudantes durante as dinâmicas e qual o tema mais adequado para nortear o problema que será proposto. Dentro da primeira das quatro etapas da metodologia encontramos algumas atividades importantes designadas especificamente ao docente e que terão grande impacto em todo o processo de realização da metodologia, todas as pautas apontadas neste tópico estão condensadas no primeiro estágio da metodologia, que foi simplificado anteriormente como “exposição do problema”.
A principal tarefa destinada ao professor é a escolha do contexto real, que será utilizado como pauta para a criação do problema a ser desenvolvido. Ao pensar em qual será esse contexto, é necessário levar em consideração que o problema deve permitir a análise e a prática de diversos princípios trabalhados ou não na disciplina, pois a PBL possui um caráter quase que integralmente interdisciplinar. Quando utilizamos desse conceito, devemos assegurar que as práticas serão responsáveis pela integração do conteúdo da disciplina com outras áreas de conhecimento de forma correlata.
De forma geral, para a construção de um bom cenário existem algumas recomendações a serem seguidas, como: Mobilizar o interesse do aluno, prezar pela correspondência entre o cenário e os objetivos da aprendizagem, possuir funcionalidade e um tamanho proporcional aos objetivos a serem alcançados (referência 4). Os dois primeiros pontos são de extrema importância pois lidam diretamente com o aluno, foco de toda a metodologia, e têm por objetivo zelar pela ligação entre os estudantes e a disciplina, não dando espaço para possíveis dispersões ou inconsistências no decorrer do processo.
- A mobilização do interesse ocorre com a escolha de temas autênticos e de possível interesse dos estudantes, abordando temas atuais que possam ser visualizados facilmente levando o cotidiano dos alunos em conta.
- A correspondência entre o cenário e os objetivos pode ser assegurada quando garantimos que os estudantes entendam a relação entre o problema e o aprendizado que será proporcionado por ele na disciplina, principalmente através da exposição dos objetivos definidos pelo professor.
Os últimos dois pontos estão ligados à proposta e suas definições, são necessários para manter o processo de aprendizagem constante e dinâmico, proporcionando assim um cenário propício para a compreensão de todas as discussões propostas de forma clara e consistente.
- A funcionalidade diz respeito a facilidade com que pode ser adquirido conhecimento a partir do cenário proposto, onde todas as características do problema e do ambiente devem influenciar positivamente na concentração e motivação do aluno em continuar realizando a dinâmica.
- Por fim, o tamanho ideal do cenário é de extrema importância pois impede que conceitos principais sejam deixados de lado por conta do problema ser muito abrangente ou muito específico, de forma que não se estenda até alcançar todos os tópicos necessários.