TAS-MA - Aprendizagem Baseada Problemas


Introdução

Figura 1 - Ciclo de trabalho PBL

Tendo como princípio a otimização do processo de aprendizagem através da modificação das técnicas de ensino, característica principal das Metodologias Ativas, a Aprendizagem baseada em Problemas se destaca por ser amplamente utilizada em diversas áreas de estudo, das ciências humanas às ciências exatas. A interdisciplinariedade, especificamente a proposta nesse método, é algo que se mantém quando relacionamos disciplinas da mesma área ou até mesmo as que parecem completamente distintas; a utilização de tal conceito cria, de maneira complementar, uma formação crítico-reflexiva mais completa que passa a ser essencial no julgamento de futuros problemas do cotidiano de algumas profissões. A criação de problemas baseados em situações reais permite que o aluno desenvolva experiências relacionadas aos conceitos expostos, fixando tanto o conteúdo teórico como sua utilização em alguma prática. Além da aprendizagem reforçada e da fixação do conteúdo de forma mais natural, a PBL(Problem Based Learning) permite a integração de diversos conhecimentos inerentes à área de estudo em questão de forma contextualizada, o que também induz o estudante a desenvolver um perfil mais ativo durante o decorrer do seu processo de aprendizagem.

Felizmente, a PBL foi estruturada de forma que suas etapas possam ser moldadas facilmente de acordo com a área a ser explorada, o nível escolar e a disciplina em que será aplicada. Todo o processo se inicia na definição do problema e na preparação do material necessário pelo docente. Em seguida, os alunos tentam analisar o problema proposto e levantar hipóteses com seus conhecimentos prévios para propor uma solução. Chegando ou não a uma solução, no próximo passo os estudantes podem ser incentivados a formarem grupos , ou de forma individual, darem início ao estudo do caso utilizando o material proposto pelo professor. Nessa etapa é interessante utilizar diversos recursos que possam contribuir para o aprendizado do estudante como, por exemplo, a internet, livros, artigos e afins; caso o professor tenha optado pela formação de grupos, é necessário propor que haja discussão entre os membros do grupo sobre os conhecimentos adquiridos nesta etapa. Por fim, é utilizado o conhecimento para formular e apresentar uma proposta de solução que passará pela avaliação do docente, também sendo realizada uma autoavaliação individual ou do grupo sobre o processo de aprendizagem. De forma geral, a metodologia pode ser resumida em quatro etapas: A exposição da proposta, a formulação e levantamento de hipóteses, a discussão e melhoria das hipóteses e a síntese final da proposta de resolução. Todas as etapas citadas anteriormente devem acontecer independente das especificações em relação a turma e o planejamento do docente.

Em termos gerais, a PBL se assemelha muito com algumas metodologias, como a de Aprendizagem Baseada em Desafios(CBL) e Aprendizagem Baseada em Projetos(PjBL). Em todas essas metodologias o aluno é o protagonista do processo de aprendizagem e são utilizados recursos das aprendizagens colaborativa e participativa. Apesar de possuírem muitas semelhanças, ainda sim podemos distingui-las da seguinte forma:

A Aprendizagem Baseada em Projetos é, normalmente, aplicada em disciplinas que visam um produto tangível como resultado do projeto e contam com a constante resolução de problemas(ultrapassando assim o escopo da PBL), pontos esses que motivam constantemente os estudantes a buscarem e selecionarem uma quantidade cada vez maior de informações.

A Aprendizagem Baseada em Desafios é representante da aprendizagem multidisciplinar, enquanto a PBL é da interdisciplinar, e tem por objetivo criar um conhecimento sólido mas não correlato onde as disciplinas são abordadas de maneira não-linear entre si. Durante o processo são desenvolvidas questões essenciais baseadas em uma grande ideia inicial, que guia o aprendizado do aluno sem restringir as atividades e pesquisas a um tema específico.