TAS-MA - Ensino Híbrido


Sala de aula invertida

A sala de aula invertida é outro dos diversos modelos do ensino híbrido, nesse modelo como o próprio nome diz, a organização da sala de aula é o inverso da sala tradicional, mas como assim? O aluno dá a aula no lugar do professor?

Figura 1 - Exemplo imagem centralizada.

A resposta para a última pergunta acima é não! O modelo funciona de uma forma mais dinâmica, colocando o aluno para ser mais ativo em seus estudos, em vez dos alunos ficarem assistindo o professor expor o conteúdo por horas. Na sala de aula invertida, o aluno fica responsável por sua própria aprendizagem, pois o professor irá passar um conteúdo para o estudante acessar e estudar fora de sala, para quando chegar em aula, o aluno já ter conhecimento prévio sobre o tema abordado, como consequência o professor não irá precisar explicar o conteúdo, sobrando tempo nas aulas para fazer uma dinâmica diferente e apenas tirar possíveis dúvidas que possam vir a existir.

Figura 2 - Exemplo imagem centralizada.

Na Universidade de Brasília no campus do Gama, uma professora que lecionava cálculo II, aplicou em sua turma a sala de aula invertida, ela passava o conteúdo para os alunos estudarem em casa e quando eles se reuniam em sala, ela separava a turma em grupos e passava exercícios para os grupos resolverem, no final da aula, a resolução deveria ser entregue à ela para ser corrigida e depois devolvida. Esse foi um exemplo real da aplicação dessa estrutura, para maiores informações acerca desse modelo acesse o curso chamado “sala de aula invertida”.