Atualmente, existem três modos de ensino, o presencial, semipresencial e á distância. O ensino presencial é o modo tradicional, utilizado a bastante tempo, é o ensino em que o aluno está presente em sala de aula com o educador, todas as atividades e aulas devem ser realizadas presencialmente e há um horário fixo, o qual deve ser respeitado, além disso, sua frequência é analisada por meio de sua presença no ambiente escolar.
O surgimento da tecnologia, trouxe uma melhor flexibilidade para o mundo educacional, melhorando os modos de ensino, como, o ensino semipresencial, que consiste em uma mistura de ensino presencial com o ensino à distância. O semipresencial possui o conteúdo disponibilizado virtualmente, porém, existem encontros presenciais obrigatórios, e há presença de tutores (que são pessoas que ajudam os professores, pois eles dão suporte aos estudantes, acompanhando seus estudos e motivando eles. Sendo diferente dos monitores, pois os monitores ajudam os alunos quando eles têm dúvidas, mas não acompanham seus estudos totalmente, e os tutores são mais experientes do que os monitores) para acompanhar seu desenvolvimento acerca do conteúdo. Sendo o ensino híbrido um exemplo de ensino semipresencial, pois nele como citado há a mistura da aprendizagem presencial e à distância, tendo o professor no papel de um mentor, que guia o aluno no caminho correto da aprendizagem.
Por último, temos o ensino à distância, também conhecido como EAD, que torna a aprendizagem bem mais flexível que as outras formas de ensino, pois o aluno decide a hora que acessa o conteúdo já que as aulas são todas ministradas de forma virtual.