TAS-MA - Ensino Híbrido


Laboratório rotacional

O laboratório rotacional possui ideia parecida com a rotação por estação, a qual foi abordada anteriormente, porque nos dois modelos os alunos rotacionam em torno de algo para aprender o conteúdo, a diferença é que na rotação por estação os alunos permanecem em sala e rotacionam em torno das estações criadas pelo professor, já no laboratório rotacional os alunos rotacionam em torno de diferentes ambientes de estudo.

Figura 1 - Exemplo imagem centralizada.

O laboratório rotacional traz uma dinâmica diferente em relação aos outros modelos, pois nesse modelo, os estudantes trocam de ambiente de estudo para um melhor aprendizado acerca do tema abordado. Por fazer parte da técnica do ensino híbrido, os alunos tem que alternar entre ambiente online e offline, dessa forma, o professor fica responsável por a escolha de um ambiente que possa fazer o uso de tecnologia para o aluno se manter online e pela escolha de um ambiente que não tenha recursos tecnológicos para o estudante se manter offline. A turma deve ser dividida em razão desses dois locais de estudo e as atividades que serão desenvolvidas em cada um dos espaços fica a cargo do professor. Cada grupo de estudantes ficará em seu espaço escolar pelo tempo que o professor determinar, sendo esse tempo fixo e quando o tempo acabar, o grupo de estudantes alternam de local.