Como já dito anteriormente, há diversos modelos dentro do ensino híbrido e o primeiro que iremos abordar será a Rotação por Estação. Por fazer parte da metodologia ativa, tem como característica, a inovação em sala de aula, quebrando o tradicionalismo presente na educação.
Como inovação, a rotação por estação traz uma mudança na organização da sala de aula, criando uma dinâmica diferente entre a turma e o professor. Nesse modelo, a turma é dividida em pequenos grupos e são criadas estações, ás quais cada uma possui determinado objetivo a ser realizado, porém acerca da mesma temática e por ser um modelo do ensino híbrido pelo menos uma das estações deve fazer o uso de tecnologia, além disso, cada grupo deve passar por todas as estações. Para um melhor entendimento de como aplicar esse modelo de ensino, veja o passo a passo abaixo:
Passo 1: projete as atividades que serão propostas;
Nesse primeiro momento, realize um planejamento do que será desenvolvido em sala de aula.
Passo 2: divida os alunos em estações;
Nesse segundo passo, divida a turma em grupos, os quais cada um com diferentes objetivos, lembrando que todos devem passar por todas as estações e que pelo menos uma das estações deve possuir tecnologia.
Passo 3: faça uma conclusão acerca do tema abordado.
Nesse último passo, conclua a aula fazendo uma visão geral do que foi desenvolvido.