TAS-MA - Aula Invertida


Uso de Aula Invertida

Imagine a seguinte cena, você tem um filho pequeno e ele está na idade de aprender a amarrar o cadarço do tênis, mas você está sem tempo para ensiná-lo, então você coloca um vídeo na internet que ensina a amarrar o cadarço, ele irá olhar e tentar aprender e você depois irá observar para ver se ele obteve sucesso. A técnica de aula invertida é um recurso simples de entender e de implementar, é bastante parecida com o exemplo citado, só que situando em sala, o filho seria os alunos e o vídeo que ensina a amarrar o cadarço seria o conteúdo que você precisa passar para a turma.

-
Figura 1 - Menino amarrando cadarço.

Para se aplicar a técnica primeiramente o professor deve analisar o conteúdo que a turma precisa aprender para saber como irá fazer, depois irá avaliar o conteúdo já presente na internet para saber se irá passar o que já existe ou se será necessário criar o seu próprio material, sendo possível também combinar os dois. Com isso, por último irá preparar o que passará em sala.

Na Universidade de Brasília, no campus do Gama, a técnica foi aplicada por uma professora que leciona a matéria de cálculo II, o conteúdo em módulos e ao final de cada módulo ela marcava um dia para realizar a aula invertida. Ela enviava o conteúdo que os alunos deveriam estudar antes de ir para sala, os estudantes estudam e iam para o ambiente de estudo. Quando chegava em sala, a professora falava para turma se dividir em grupos, passava alguns exercícios para a turma resolver, quem quisesse tirar dúvidas podia chamá-la, e no final da aula cada grupo tinha que entregar uma folha com a resolução dos exercícios, a professora corrigia e depois entregava para os alunos.