TAS-MA - Aula Invertida


Metodologias de Aprendizagem

A educação é um mundo de desafios, cada pessoa tem sua forma de aprender, uns aprendem mais lendo, outros aprendem mais escutando, outros por meio de “colocar a mão na massa”. Por isso, torna-se muito desafiador encontrar uma forma de ensino que funcione 100% para todos os casos.

Com o passar do tempo surgiram algumas metodologias de ensino e aprendizagem buscando suprir as necessidades da maioria das pessoas. Segundo o dicionário Aurélio, metodologia é um conjunto de métodos, regras e postulados em determinada disciplina, e sua aplicação, ou seja, podemos concluir que é um conjunto de regras que devem ser seguidas para conduzir uma matéria. Tendo então duas metodologias muito discutidas porque uma é o contraste da outra, são as metodologia ativa e a metodologia passiva.

A metodologia passiva é a conhecida metodologia tradicional, ou seja, é como ilustrado na imagem abaixo, o professor expõe o conteúdo para os alunos enquanto eles ficam sentados durante horas olhando o professor falar. Isso faz com que os professores sejam os principais responsáveis pela aprendizagem dos estudantes, enquanto os mesmos possuem um comportamento passivo em relação aos estudos, sendo daí que surge o porquê esse método é chamado de passivo.

-
Figura 1 - Exemplo aula passiva.

Já a metodologia ativa, é o inverso da metodologia passiva, nela o professor passa de principal responsável pela aprendizagem dos estudantes para um auxiliador, um mediador que irá auxiliar os alunos quando necessário. Já os estudantes irão deixar de lado a posição passiva, e irão se tornar ativos na sua própria aprendizagem, tornando-se o principal responsável por ela.

-
Figura 2 - Exemplo metodologia ativa.

Além disso, a metodologia ativa apresenta diversos benefícios para os estudantes, como por exemplo:

  • Estimula a autonomia;
  • Melhora o senso crítico;
  • Desenvolvem confiança;
  • Melhora a capacidade de resolver problemas;

Entretanto, apesar de a metodologia ativa possuir diversos benefícios para se levar em conta, alguns professores ainda relutam na ideia de deixar de lado a metodologia passiva e experimentar a ativa.