TAS-MA - Aula Invertida


Introdução

O surgimento da metodologia ativa possibilitou o desenvolvimento de diversas técnicas, entre elas está a Aula Invertida, também conhecida em inglês como flipped classroom, a qual ganhou forma em 2007, pelos norte-americanos Jonathan Bergmann e Aaron Sams. Eles lecionaram em uma escola rural e durante seu ensino em sala perceberam que muitos alunos faltavam à classe, então em 2007 eles começaram a gravar as aulas para que os alunos que precisassem se ausentar pudessem acessá-las sem precisar ir à escola , dessa maneira, os alunos que faltavam podiam assisti-las e os estudantes que estavam em sala podiam ouvi-las quando quisessem. Com isso, Sams percebeu que os alunos não precisavam deles presencialmente para dar aula expositiva, porque os estudantes podiam ter acesso a elas por meio das gravações, mas sim para tirar dúvidas que poderiam surgir sobre o conteúdo. Portanto, nasceu a aula invertida, mas o que seria realmente a aula invertida?

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Figura 1 - Exemplo imagem centralizada.

A sala de aula invertida, como o próprio nome diz, é o contrário da sala de aula tradicional, ou seja, há uma alteração na organização da aula, ao invés do professor expor o conteúdo presencialmente, o aluno já chega com uma compreensão prévia sobre o conteúdo a ser estudado. A técnica é um dos modelos do ensino híbrido, que é um recurso que mistura o ensino a distância com o ensino presencial, porém, estudaremos mais profundamente no curso disponível posteriormente chamado Ensino Híbrido. Além disso, com um mundo cada vez mais modernizado, a tecnologia tem diversos recursos para colaborar com a educação no mundo, tornando-se um forte apoio ao mundo educacional.