TAS-MA - Aula Invertida


Tecnologia de Apoio Educacional

A tecnologia surgiu a muito tempo atrás e desde então, vem em constante evolução. Atualmente, o mundo está cada vez mais tecnológico, a tecnologia já toma conta do nosso dia a dia , e por meio dela surgiu a internet que funciona como meio de informação e comunicação. A internet foi criada nos Estados Unidos, em 1969, seu objetivo inicial era interligar laboratórios de pesquisas norte-americanos e tinha o nome de arpanet, mas o seu uso se tornou tão essencial que depois passou a ser chamada de internet e se expandiu para o resto do mundo. Ela é um recurso poderoso, porque há diversas informações presentes que se cruzam a todo instante, as quais podemos utilizá-las no mundo educacional.

-
Figura 1 - Exemplo aula passiva.

Como a aula invertida é uma técnica que estimula o aluno a ter autonomia sobre o seu próprio estudo, porque ele precisa chegar em sala com um prévio conhecimento sobre o conteúdo, os professores podem utilizar a internet como suporte em sua matéria. Por meio dela, o professor pode passar videoaula, textos, exercícios entre outros, para os alunos terem acesso. Com a tecnologia que temos hoje em dia, existem plataformas e sistemas que foram feitos voltados especificamente para a área da educação, como por exemplo, o SAE.

-
Figura 2 - Logo do SAE.

O SAE, a sigla significa Sistema de Apoio Educacional, é um sistema que é focado em todas as pessoas que estão presentes no processo de aprendizagem, então tem como diversos perfis para acessá-lo. O SAE é dividido em vários módulos, podendo o professor escolher qual o mais adequado para ser utilizado por sua turma. Se formos pensar em um professor que adote a técnica da aula invertida em sua turma, poderíamos utilizar, por exemplo, um módulo chamado material, por lá o professor pode colocar material sobre o conteúdo que deseja para que a turma tenha acesso para estudar antes de ir ao ambiente de estudo.