JSTL - JAVASERVER PAGES STANDARD TEMPLATE LIBRARY

   

O que é o JSTL?

     

Ele consiste em uma coleção de bibliotecas, tendo cada uma um propósito bem definido. Permitindo escrever páginas JSPs sem código Java, aumentando a legibilidade do código.

 

Pra que serve?

     

Como dito acima o JSTL, cria páginas dinâmicas bastante complexas sem a necessidade de escrever código Java dentro delas, ele também torna mais fácil tarefas que exigiriam várias linhas de código Java. Ex: Formatação de números.

 

Preparando sua aplicação para funcionar com o JSTL

     

Como quase tudo em Java, é necessário configurar o ambiente. Para tal é preciso dos arquivos.jar (Será disponibilizado no ambiente virtual), que são as bibliotecas do JSTL. Após já estar com a biblioteca em mãos, copie-a para o diretório lib da sua aplicação ou adicione-a dentro de seu projeto.

Para usar o JSTL em uma página JSP, você precisa primeiro definir o cabeçalho. Esse cabeçalho é definido na diretiva taglib já vista anteriormente. A URI nesse caso é um endereço Web, e não se trata de uma requisição a ser feita no protocolo HTTP, e sim para que seja feita uma busca nos arquivos JARs que se encontram no diretório lib da sua aplicação. No JSTL existem quatro APIs básicas, sendo a CORE a que iremos trabalhar. O prefixo usado é a letra "c", que é um padrão definido pela Sun.

<%@ taglib uri="http://java.sun.com/jstl/core" prefix="c" %>.

Copie o código para a página .jsp 

 
<%@ taglib uri="http://java.sun.com/jstl/core" prefix="c" %>
<html>
  <head>
    <title>Minha Aplicação JSTL</title>
  </head>
 
  <body>
    <c:forEach var="i" begin="1" end="10" step="1">
      <c:out value="${i}" /> 
      <br />
    </c:forEach>
</body>
</html> 
               
               
	
 

O Core Tag Library

   

Esta biblioteca contém um centro de ações de propósito geral, que fornecem soluções simples, mas efetivas a problemas comuns que os desenvolvedores experimentaram em quase toda aplicação JSP. Tarefas simples como exibir conteúdo, condições ou iterações em cima de uma coleção de itens e etc. Esse grupo de tags são as mais usadas frequentemente e incluem:

  • <c:if /> para condições.
  • <c:forEach /> e <c:forTokens /> para interação.
  • <c:choose /> e <c:when /> e <c:otherwise /> para um fluxo seletivo.
  • <c:set /> e <c:remove /> para trabalhar com escopo de variáveis.
  • <c:out /> para fazer a saída de valores de variáveis e expressões.
  • <c:catch /> para trabalhar com exceções Java.
  • <c:url />para criar e trabalhar com URLs.  
  • Após ter copiado o código acima. O resultado deve ser igual a imagem acima.
  •   

    Atividade de Fixação

     

    No intuito de fixar a aprendizagem iniciada por meio deste módulo e verificar como seu entendimento sobre este conteúdo está, estão sendo sugeridos alguns exercícios de fixação para serem resolvidos. Clique no link de exercícios ao lado, pois será por meio dele iniciada a lista de exercícios sobre os conteúdos estudados até este momento nesta disciplina.