JAVASCRIPT
JavaScript é uma linguagem de script desenvolvida por Brendan Eich (NetScape) em 1995. Apesar do nome, JavaScript não é Java. JavaScript é bem mais simples e menos potente do que o Java em si, ele é incorporado nas tags do HTML, então é preciso ter uma noção de HTML para começar a mexer com a linguagem. Uma das semelhanças entre Java e JavaScript é o uso da orientação a objeto (JavaScript não é totalmente orientada a objeto). O JavaScript vai dividir uma tela em objetos (objeto janela, objeto documento, objeto botão etc.).
Caso você queira acessar o botão salvar, o caminho completo teria que ser dado: (window).formulario.button. Window é a janela da sua página e ela está entre parênteses por ser a primeira na hierarquia.
O código em JavaScript é executado pelo browser em tempo de execução. Isso evita que o código tenha que passar pelo servidor. Alguns navegadores podem vir com a opção de ler JavaScript desativada, isso pode comprometer sua aplicação, então não use JavaScript em algo que seja totalmente dependente e acoplado a sua aplicação.
Características
Tag Script
Todo o seu código JavaScript deve estar entre a tag script.
<!DOCTYPE html> <html> <body> <h1>Código HTML!</h1> <script> document.write("<p>Código JavaScript!</p>"); </script> </body> </html>
Nesse exemplo básico, a tela apenas apresenta uma mensagem. Perceba que o código JavaScript está dentro da tag script. Como foi dito antes, o JavaScript divide a tela em objetos, por tanto a página HTML que aparece na janela é do tipo document, e o método write é usado para escrever alguma coisa na página.
Para testar os códigos, apenas crie um documento no bloco de notas com a extensão .html
Variáveis
O JavaScript também permite a criação de variáveis.
var numero = 1 var nome = "Mina"
Utilize o método write para manipular as variáveis.
<html> <body> <script language="Javascript"> var texto = "A Mina é nota " var valor = 10 document.write(texto + valor); </script> </body> </html>
A definição de variáveis locais e globais também estão presentes no JavaSript. Uma variével criada dentro de uma função, só poderá ser usada na própria função.
Funções
Funções podem ser usadas para reduzir a repetição de códigos. No JavaScript existem as funções pré definidas, como o Alert(), e as funções que você pode criar para o seu próprio uso. A nomenclatura de como criar uma função pode ser vista abaixo.
function nome_da_função(argumentos) { código de instruções }
Coloque sempre as suas funções dentro da tag head, para ter certeza que as funções já foram interpretadas antes de serem usadas no body. Para chamar uma função, basta chamá-la pelo nome e acrescentar parêtense: nome_da_funcao();
<!DOCTYPE html> <html> <head> <script> function myFunction() { alert("Você clicou em Ok!"); } </script> </head> <body> <input type="button" onclick="myFunction()" value="Ok" /> </body> </html>
No código acima, a página mostra um alerta quando o usuário clicar no botão Ok. Essa função pode ser usada em todo o código.
Eventos
No exemplo anterior a tag input tem um diferencial, o onclick. O JavaScript fica interessante agora! Com os eventos você pode fazer certas ações em deternimados casos, como por exemplo, quando o usuário passar o ponteiro do mouse em cima de uma label. Abaixo alguns eventos do Java Script:
Controle de Fluxo
Você também pode controlar o fluxo do seu programa com o JavaScript.
if (condição) { código caso a condição seja true ou várias instruções; }
for (valor inicial ; condição ; progressão) { instruções; }
while (condição verdadeira){ continuar a fazer alguma coisa }
<!DOCTYPE html> <html> <body> <p>Clique no botão para percorrer o for 5 vezes</p> <button onclick="myFunction()">Try it</button> <p id="demo"></p> <script> function myFunction() { var x="",i; for (i=0;i<5;i++) { x=x + "O numero é " + i + "<br>"; } document.getElementById("demo").innerHTML=x; } </script> </body> </html>
A cima apenas um exemplo de um for em JavaScript. Tente fazer o mesmo exemplo usando os outros comandos de controle de fluxo!
O JavaScript assim como o Java, é muito poderoso e possui vários elementos. Aqui só foi mostrado o básico e que como funciona a linguagem. Amplie seu conhecimento sobre a linguagem e veja o quão útil o JavaScript pode ser para a sua aplicação.
Atividade de Fixação
No intuito de fixar a aprendizagem iniciada por meio deste módulo e verificar como seu entendimento sobre este conteúdo está, estão sendo sugeridos alguns exercícios de fixação para serem resolvidos. Clique no link de exercícios ao lado, pois será por meio dele iniciada a lista de exercícios sobre os conteúdos estudados até este momento nesta disciplina.