HTTP

 

O conceito técnico diz que Hyper Text Transfer Protocol é o protocolo usado na World Wide Web para a distribuição e recuperação de informação, ou seja, a troca de informações entre um browser e um servidor Web é toda feita através desse protocolo, que foi criado especificamente para a World Wide Web.

 
 

Vamos imaginar a seguinte situação, você em sua casa é cliente, o táxi é o meio de transporte e o seu serviço é o servidor. Você liga para o táxi e solicita que o mesmo lhe leve para o serviço para trabalhar e quando finalizar o trabalho, o táxi deve lhe deixar em casa novamente.

 
 

Seguindo o pensamento do exemplo acima, com o protocolo http acontece a mesma coisa, onde o browser representa você, o protocolo http é o táxi e o seu serviço é o servidor de rede. Então, o cliente faz uma solicitação, via http, ao servidor de rede, no qual esse responde, via http, um html (linguagem de marcação que veremos a seguir) que o seu browser irá intepretar.

 

Dois métodos de envio http:

 

Get

 

Este é um dos métodos do HTTP e é acionado por meio de um formulário HTML através da diretiva method = get incluída na tag < form >. Por meio desse método, os dados constantes no formulário são primeiramente transmitidos ao software servidor e este, por sua vez, armazena os dados temporariamente numa variável de contexto denominada QUERY_STRING. Um script CGI, chamado através da diretiva action = incluída na tag inicial do formulário, precisa extrair os dados dessa variável de contexto para poder obter os dados que lhe foram enviados. Quando um formulário HTML utiliza o método GET, o fluxo de dados é separado do endereço URL que chama a CGI através de um ponto de interrogação (?). Esta forma de endereçamento e separação pode ser observada no campo de endereços do navegador do usuário, logo após o formulário ter sido enviado.  

Exemplo:

http://www.meusite.com/meuscript.cgi?nome=Maria&id=123

   

Post

 

Este é um dos métodos do HTTP e é acionado por meio de um formulário HTML através da diretiva method = post incluída na tag < form >. Este método faz com que os dados do formulário sejam diretamente transmitidos ao endereço que constar da diretiva action. Um script CGI, chamado por action, precisa extrair os dados através da entrada padrão para poder obter os dados transmitidos pelo formulário.

 

Exemplo:

http://www.meusite.com/meuscript.cgi

   

Quando usar GET e quando usar POST?

 

O método GET deve ser usado para acessar recursos, ou seja, para recuperar informações (dados), enquanto o método POST deve ser usado em ações que modifiquem essas informações.

     

HTML

 

O HTML foi inventado em 1990 por um cientista chamado Tim Berners-Lee. A finalidade inicial era a de tornar possível o acesso e a troca de informações e de documentação de pesquisas, entre cientistas de diferentes universidades. O projeto inicial tornou-se um sucesso jamais imaginado por Tim Berners-Lee. Ao inventar o HTML ele lançou as fundações da Internet tal como a conhecemos atualmente. HTML é uma linguagem que possibilita apresentar informações (documentação de pesquisas científicas) na Internet. Aquilo que você vê quando abre uma página na Internet é a interpretação que seu navegador faz do HTML. Para visualizar o código HTML de uma página use o menu "View" (Ver) no topo do seu navegador e escolha a opção "Source" (Exibir código fonte)

 

HTML é a abreviatura de "HyperText Mark-up Language":   Hyper é o oposto de linear. Nos tempos antigos os programas de computadores rodavam linearmente, ou seja, quando o programa executava uma ação tinha que esperar a próxima linha de comando para executar a próxima ação e assim por diante de linha em linha. Com HTML as coisas são diferentes - você pode ir de onde estiver para onde quiser. Exemplificando: não é necessário que você tenha visitado o site MSN.com antes de visitar o site HTML.net. Text é texto. Mark-up significa marcação e é o texto que você escreve. Você cria a marcação da mesma forma que escreve em um editor seus cabeçalhos, marcadores, negrito, etc. Language significa linguagem e é exatamente o que HTML é: uma linguagem. A linguagem HTML usa muitas palavras do inglês.

 

Todo documento HTML possui etiquetas (do inglês: tags), palavras entre parênteses angulares (chevron) (< e >); essas etiquetas são os comandos de formatação da linguagem. Um elemento é formado por um nome de etiqueta (tag), atributos, valores e filhos (que podem ser outros elementos ou texto). Os atributos modificam os resultados padrões dos elementos e os valores caracterizam essa mudança.

Exemplos:

<tag> é a etiqueta de abertura

</tag> é a etiqueta de fechamento

p = etiqueta que define um parágrafo.

a = etiqueta que define uma hiperligação.

href = atributo que define a url da hiperligação.

/ = define o fechamento do elemento

 

Isso é necessário porque as etiquetas servem para definir a formatação de uma porção do documento, e assim marcamos onde começa e termina o conteúdo que receberá a formatação ou marcação necessária, específica. Alguns elementos são chamados “vazios”, pois não marcam uma região de texto, apenas inserem algum elemento no documento. Cada elemento tem seus atributos possíveis e seus valores. Um exemplo, é o atributo href que pode ser usado com o elemento a, com o link mas que não pode ser usado com o elemento meta. Isso quer dizer que devemos saber exatamente quais os atributos e valores possíveis para cada elemento.

  
 

Para entender melhor o HTML, imagine que o browser é como se fosse um caderno em branco, onde o HTML é como se fosse o lápis que escreve sobre esse papel. Dessa forma, podemos compreender melhor pra que server o HTML. A estrutura básica de um documento HTML irá apresentar as seguintes marcações:


 
< !DOCTYPE html>
< html >
< head >
< meta charset="utf-8" />
< meta name="description" content="a descrição do seu site no máximo 90 caracteres">
< meta name="keywords" content="escreva palavras-chaves curtas, até 150 caracteres">
< title>Título do Documento

  < body>
   Aqui fica a página que será visível para todos, onde pode-se inserir
    textos, imagens, links para outras páginas, etc, geralmente usa-se: 
					 
   < div>Tag para criar-se uma 'caixa', um bloco, mais utilizada com 
	 "Cascading Style Sheets(Folhas de Estilo em Cascata)
					 
   < span>Tag para modificação de uma parte do texto da página
					 
   < img src="endereço_de_uma_imagem.jpg" />
					 
   < a href="http://www.ucb.br">Universidade Católica de Brasília
  < /body>
< /html> 
			
 

Abra o bloco de notas e escreva as seguintes tags HTML:

 
 
< !DOCTYPE html>
< html >
< head >
< title>Minha primeira pagina

  < body>
    Hello World 
  < /body>
< /html> 
			
 

Salve este arquivo com extensão '.html' (basta ir em Salvar Como, escreva o nome do arquivo.html e troque o tipo de arquivo para todos os arquivos) e, após salvo o arquivo, abra-o com o seu browser. Irá abrir a sua primeira página HTML.

 

Atividade de Fixação

 

No intuito de fixar a aprendizagem iniciada por meio deste módulo e verificar como está sua compreensão sobre o mesmo, são sugeridos alguns exercícios de fixação para serem resolvidos. Clique no link de exercícios ao lado, pois será por meio dele iniciada a lista de exercícios sobre os conteúdos estudados até este momento.