INTRODUÇÃO A PROGAMAÇÃO WEB

   

Grandes aplicações, atraem grande público. Como fazer para que um grande número de pessoas utilize sua aplicação sem precisar se preocupar em instalar alguma coisa? Colocando-a na internet! Hoje a Linguagem Java é uma das linguagens mais utilizadas para se desenvolver aplicações Web. A linguagem oferece uma vasta possibilidade para você jogar sua aplicação na Web. Desde o mais robusto como: JSP, Servlet e JDBC. Até as mais novas tecnologias, como: JSF e Hibernate.

 

Nessa etapa, você irá precisar ter noções de como trabalhar com request e response de uma Servlet. São elas que farão sua aplicação funcionar corretamente. Uma Servlet nada mais é do que uma classe Java que atende as funcionalidades de um servidor. A API da Servlet permite que você crie páginas dinâmicas em um servidor web.

 

JEE

 

Java Platform, Entrepise Edition é uma plataforma de programação voltada para servidores na linguagem de programação Java. A plataforma oferece uma API vasta, e algumas serão vistas aqui, como: JDBC, Servlets e JSP.

 

 

Servidor

 

Um servidor web pode ser um software responsável por receber pedidos e mandar respostas. Quando você está usando a internet via algum browser e clica em algum link, esse processo ocorre. O browser manda um pedido (request) HTTP para o servidor e o servidor manda uma resposta para o seu browser.

 
 

Quando você vai para algum restaurante, você faz um pedido para o garçom e espera que ele traga o seu pedido. Com a Servlet a ideia é a mesma. Ela pode pedir para um servidor alguma página HTML, ou até mesmo um arquivo. E ela irá esperar uma resposta desse servidor, trazendo com ela o pedido requisitado.

 

Apache Tomcat

 

O Tomcat é um container e um servidor web. Ele é um container de Servlets. Ele é o responsável por entregar a servlet as request e response HTTP, e chamar os métodos da mesma. Ele suporta as tecnologias Java Servlet e JaveServer Pages, permitindo que o Java execute em um ambiente Web.

 

FrameWork

 

Framework é um conjunto de classes que tem a função de reaproveitamento de código. Alguma funcionalidade que é amplamente usada por várias aplicações pode virar uma framework. Vantagens de usar framework:

      
  • Utilidade
  •  
  • Segurança
  •  
  • Economia de tempo
  •  

 

MySQL

 

O MySQL é o SGBD (Sistema de Gerenciamento de Banco de Dados) mais popular do mundo. Ele utiliza a linguagem SQL, e é um programa de código aberto, mas isso não quer dizer que ele seja de graça, dependendo de como você utilizar o banco de dados, o programa poderá ser pago. Basicamente, se você não tiver lucro com o seu aplicativo, o MySQl será gratuito. Grandes empresas como: Google, Amazon, Nasa e Motorola utilizam o MySQL como seu SGBD.

 

Atividade de Fixação

 

No intuito de fixar a aprendizagem iniciada por meio deste módulo e verificar como seu entendimento sobre este conteúdo está, estão sendo sugeridos alguns exercícios de fixação para serem resolvidos. Clique no link de exercícios ao lado, pois será por meio dele iniciada a lista de exercícios sobre os conteúdos estudados até este momento nesta disciplina.