Conheça o SAE (Sistema de Apoio Educacional)
Perspectiva Futura

Trabalhos Futuros


O Projeto SAE se encontra em desenvolvimento, apesar de já ter alcançado alguns resultados satisfatórios e de expressão acadêmica e científica na área da Informática na Educação. Desde 2007, este projeto vem sendo empregado no apoio ao ensino-aprendizagem praticado, principalmente, nos cursos de graduação na área de Informática.

Uma das perspectivas futuras deste projeto é a sua utilização em outras áreas de conhecimento, inclusive por outras instituições de ensino. A liberação legal do Sistema de Apoio Educacional como um software público agilizará tais possibilidades, pois este sistema terá distribuição pública pelo Portal do Software Público Brasileiro, gerido por equipe especializada do Ministério do Planejamento.

Além destes aspectos legais, o Projeto SAE está trabalhando na evolução de seu sistema computacional baseado na arquitetura tecnológica dos Sistemas Tutores Inteligentes (STI), desenvolvendo e integrando ao SAE:

  • Sistema de Recomendação de Conteúdo: Recomenda o acesso de cada aprendiz aos materiais de estudo (livros, sítios virtuais, artigos científicos, fóruns, apresentações, etc.) que sejam adequados a sua situação de aprendizagem significativa, mantendo a coerência com o atual estado cognitivo inferido pelo SAE e respeitando as suas preferências de materiais de estudo, conforme seu estilo pessoal.
  • Agente inteligente para tornar mais agradável e significativa a interação e orientação do sistema com seus diferentes perfis de usuários.
  • Interação direta do SAE com possíveis ambientes de apoio colaborativo de aprendizagem com tecnologia AVA (Ambiente Virtual de Aprendizagem – MOODLE, dotLRN, Learning Space, etc.) e outras que possam ser interessantes ao acompanhamento personalizado da situação de aprendizagem de seus estudantes.

Expansão do "raciocínio" do SAE envolvendo novos recursos e possibilidades a serem tratadas pela Lógica Fuzzy, por exemplo:

  • Incorporação de novas variáveis linguísticas na averiguação da situação cognitiva de seus estudantes, tais como:
  • Acompanhamento do processo formal de avaliação real para aprovação de cada estudante em uma disciplina assistida pelo SAE (acompanha resultados em atividades como provas, trabalhos, etc.).
  • Manipulação dos dados resultantes das orientações fornecidas pelo SAE em semestres anteriores (Histórico subsidiando possíveis decisões atuais de seus docentes).
  • Acompanhamento da postura didático-pedagógica dos docentes usuários deste sistema em relação aos objetivos pedagógicos de cada disciplina/conteúdo.

Os mecanismos desenvolvidos no SAE também estão em processo de evolução, apesar de sua utilização, sendo melhorias e avanços deste sistema planejadas e organizadas para serem aprimoradas. Entre estas possíveis situações o SAE vem trabalhando na evolução da:

  • assistência de dados através de novos relatórios estratégicos
  • melhoria na interface e funcionalidades para manipular as listas de exercícios.
  • interface para uso dos dados históricos de orientação de cada estudante.
  • gerencia das conexões estabelecidas com as bases de dados que subsidiam suas inferências.
  • entre algumas outras sugestões e necessidades que possam surgir.