Conheça o SAE (Sistema de Apoio Educacional)
Perspectiva Atual

Elaborações Atuais


Os trabalhos que estão sendo desenvolvidos no SAE têm como objetivo aprimorá-lo, tornando-o um sistema com mais funcionalidades relevantes à aprendizagem dos estudantes que são acompanhados pelo Sistema de Apoio Educacional (SAE) e pelos demais perfis de usuários participantes do processo ensino-aprendizagem mais autônomo e eficiente. O emprego da tecnologia do SAE também está sendo ampliado, pois algumas escolas do ensino básico no Distrito Federal estão começando a usá-lo, com a supervisão da Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal (SEDF), que se torna parceira do projeto SAE.

O Módulo de Apoio à Decisão (MAD) foi integrado ao SAE, disponibilizando funcionalidades características dos Sistemas de Apoio a Decisão (SAD) na seara dos processos educacionais. Assim, os aspectos do Assistente Virtual de Ensino Inteligente (SAE), baseado na tecnologia ITA (Intelligent Teaching Assistant), é empenhado em analisar a situação cognitiva dos aprendizes para prestar-lhes a melhor orientação pedagógica possível no alcance de seus objetivos educacionais, além de colaborar com as atividades e decisões didático-pedagógicas dos perfis envolvidos, diretamente, no sucesso destes processos.

A interação com o agente pedagógico animado existente no SAE também está sendo disponibilizado pelo ambiente de Chat no SAE, onde os alunos podem interagir diretamente com a Minabot para conversarem sobre qual a situação de cada estudante no mommento de estudo de uma disciplina. Esse bate papo será focado na situação da aprendizagem de cada conceito que compõe um conteúdo (disciplina) assistido pelo SAE e esclarecerá os motivos das orientações pedagógicas fornecidas por este assistente virtual a cada estudante, de maneira personalizada ao seu estado cognitivo atual, inferido pelo SAE.

O novo Módulo de Acompanhamento da Atividade Docente (MAAD) está em fase de avaliação no SAE, apesar de já estar disponível na versão mais atual. Este módulo assiste as atividades docentes personalizadamente, a fim de colaborar com a atuação de cada professor em sua área de conhecimento para fornecer suporte significativo e personalizado aos seus respectivos aprendizes e ao apoio do próprio SAE aos diferentes perfis de seus usuários.

Esta tecnologia ITA, ao qual o SAE faz parte, provém da categorização dos Sistemas Tutores Inteligentes (STI) que armazenam uma gama de dados significativos ao processo de ensino-aprendizagem, os quais também são passíveis de serem utilizados pelos SAD na área da Educação. Estes sistemas (SAD) estão sendo amplamente utilizados nas instituições de ensino para auxiliarem os profissionais desta área a tomarem decisões de forma ágil e mais sintonizada as necessidades de seus estudantes.

A implantação desses novos módulos (MAD, o chatterbot Minabot e MAAD) no SAE agregam maior “poder de decisão” aos agentes humanos (monitor, professor e diretor) que são usuários do SAE, possibilitando ainda que seu agente pedagógico animado (MInA) mantenha uma postura condizente com esses agentes humanos. Assim, a capacidade de promover um ensino-aprendizagem mais ativo e idiossincrático às necessidades de cada perfil participante deste processo, principalmente aos aprendizes, torna-se possível, privilegiando um processo educacional de qualidade com o envolvimento de tecnologias educacionais de assistência a esse processo em tempo real.