Conheça o SAE (Sistema de Apoio Educacional)
Projeto

Sistema de Apoio Educacional

 

O Projeto SAE é originário de pesquisas envolvendo professores e estudantes de três instituições brasileiras de ensino superior (UCB, UFRGS e PUC-RS), que objetiva empregar recursos tecnológicos adequados a uma metodologia educacional coerente ao ensino-aprendizagem almejado, consistindo num projeto, naturalmente, multidisciplinar (Educação, Psicologia e Informática).

O SAE utiliza como principal recurso de suporte tecnológico um tipo de software educacional que possibilita interação adequada por meio da rede mundial de computadores (Internet), podendo ser empregado como sistema de apoio ao ensino-aprendizagem praticado a distância ou presencial, bem como na combinação destas duas formas de instrução (semipresencial).

A elaboração deste software, denominado Sistema de Apoio Educacional (SAE), é baseada nas concepções fundamentais da Teoria da Aprendizagem Significativa (TAS), proposta por David Paul Ausubel (1968), e colaborando na extensão da arquitetura tradicional de um Sistema Tutor Inteligente (STI) para um Assistente Virtual de Ensino Inteligente (ITA - Intelligent Teaching Assistent).

Módulos do SAE

O SAE fornece um ambiente ágil de interação para os diferentes perfis de indivíduos envolvidos diretamente no processo de ensino-aprendizagem (aluno, monitor, professor), além do acesso e assistência à alguns outros perfis responsáveis pela administração e gerência deste processo educacional (coordenador ou diretor), assim como aos perfis de controle e operação do próprio sistema (administrador).

Este ambiente é automaticamente adaptado ao perfil de cada indivíduo que se conecta ao SAE, permitindo uma interação adequada e coerente aos objetivos diferentes destes perfis no ambiente, além do acompanhamento e apoio às necessidades do próprio assistente virtual SAE. Este apoio adequado é promovido por meio dos vários módulos que compõem o SAE, sendo os principais:

  • Banco de Questões (BDQ): promove interação dirigida pelo conteúdo organizado e previsto na aprendizagem dos alunos em uma disciplina ou módulo de ensino apoiado pelo SAE. Esta interação acontece sobre questões interativas que trabalham o conhecimento informativo e formativo de cada aluno, conforme postura pedagógica do docente, ou docentes envolvidos neste conteúdo, além da assistência do SAE para ambos os perfis.
  •  
  • Projeto de Monitoria Estudantil (PMon): colabora na interação direta de agentes humanos (monitores e até professores) junto aos alunos que buscam um auxílio pedagógico presencial na instituição de ensino ou mesmo na interação a distância, onde o SAE fornece um recurso de comunicação síncrono (Chat) no apoio desta interação. Seu assistente virtual (agente artificial) acompanha estas interações e subsidia todos os perfis envolvidos com dados relevantes a estes possíveis atendimentos, bem como nos horários e locais de possíveis interações presenciais ou a distância com os monitores.
  •  
  • Acadêmico (Maior): realiza a identificação de cada indivíduo e seu perfil no SAE, além de mapear a organização dos conceitos relacionados ao conteúdo de estudo, respeitando a organização hierárquica que a Aprendizagem Significativa se baseia no âmbito educacional.
  •  
  • Sistema Tutor Inteligente (STI): possibilita ao assistente virtual fornecer orientação pedagógica aos estudantes que solicitam tal aconselhamento (mecanismo não "invasivo"), se baseando nos preceitos fundamentais da Aprendizagem Significativa e no desejo didático de seus docentes. Esta orientação é individualizada a situação cognitiva de cada aluno que utiliza o SAE e permite que este assistente se torne um agente artificial colaborativo durante o período de aprendizagem de cada estudante sobre determinado conteúdo.
  •  
  • Módulo de Interface Animado (MInA): constrói um personagem com características antropomórficas para interação direta com o estudante, visando, principalmente, tornar mais significativa a compreensão dele sobre a sua real situação de aprendizagem. O processo de inferência realizado pelo SAE que resulta em sua orientação coerente com a TAS envolve a Lógica Fuzzy ou Nebulosa.
  •  
  • Acompanhamento Real (Real): agrega o processo formal de avaliação previsto em conteúdos lecionados por instituições de ensino com um fator que possa promover a maior utilização do ambiente virtual deste assistente virtual por seus estudantes, além de integrar a averiguação docente efetivada em atividades avaliativas, geralmente previstas em Plano de Ensino, as inferências a serem realizadas pelo SAE. Esta situação permite ao assistente virtual analisar os resultados das apurações efetuadas pelo docente de um conteúdo, apurando uma averiguação mais ampla e completa quando integrada a sua própria inferência Fuzzy.
  •  
  • Cooperação (Integra): integra outros softwares educacionais na averiguação realizada pelo SAE a fim de tornar mais completa a sua inferência, além de diminuir o esforço dos perfis que procuram contribuir com a aprendizagem discente. Isso acontece porque professores e monitores podem acessar as atividades, participações e resultados alcançados por cada estudante em um único ambiente virtual, por exemplo: o SAE pode analisar os dados armazenados em Ambiente Virtuais de Aprendizagem (AVA).
  •  
  • Apoio a Decisão (MAD): contribui com dados e informações analíticas e sintéticas sobre o acompanhamento do ensino-aprendizagem no nível individual de um único estudante, de todos os estudantes de uma mesma turma letiva ou na análise comparativa de todas as turmas de uma mesma disciplina. Este tipo de análise é estratégica a tomada de decisões que podem vir a reverter situações educacionais em um momento muito rápido, pois todas as análises são realizadas em tempo real e com sínteses demonstradas em gráficos de barra, coluna, linha e até pizza.
  •  
  • Conteúdo (SRC): direciona o acesso de cada aluno a materiais de estudo que sejam adequados a sua situação de aprendizagem, mantendo a coerência ao seu atual estado cognitivo e as suas preferências em estilos de materiais.
  •  
Logotipo do SAE