O SAE promove a interação entre os perfis de usuários diferentes que o utilizam, por meio de uma ferramenta de comunicação síncrona (Chat), além do auxílio pedagógico realizado por seu assistente artificial.
Os diversos módulos do SAE permitem um acompanhamento detalhado sobre o esforço e o desempenho dos indivíduos envolvidos em um processo de ensino-aprendizagem, fornecendo a todos estes um conjunto de dados e informações relevantes à efetivação de uma assistência contextualizada ao estudo desejado.
O fornecimento da orientação pedagógica aos usuários do SAE respeita as principais diretrizes da Aprendizagem Significativa e almeja efetivar uma aprendizagem eficiente as características de cada estudante.
O ambiente SAE se adapta ao perfil do usuário que o acessa, permitindo a cada um deles uma interação contínua a qualquer hora do dia, durante todos os dias da semana, por meio da utilização de computadores conectados a Internet.
Metodologia
O Sistema de Apoio Educacional (SAE) foi inspirado na Teoria da Aprendizagem Significativa (TAS), proposta por Ausubel (1968), objetivando promover uma interação ágil e dirigida sobre os conteúdos relevantes para uma aprendizagem personalizada de seus alunos-usuários, sendo estes auxiliados por um assistente virtual inteligente que infere seus atuais estados cognitivos. Procurando efetivar uma inferência mais realista sobre esta situação, o SAE utiliza um modelo de acompanhamento da aprendizagem baseado na Lógica Fuzzy.
Diante das novas características da sociedade atual a área da Educação vem atravessando um período de profundas transformações, onde a evolução tecnológica tem contribuído com estas reflexões e mudanças. No entanto, a incorporação de novas tecnologias não almeja substituir o mecanismo interpessoal no ensino-aprendizagem, mas está contribuindo com a modificação do mecanismo de construção do conhecimento, que não se trata mais somente de algo "oferecido" pelo professor, mas de conteúdo construído dinamicamente pelos alunos orientados por seus docentes e apoiados por recursos tecnológicos propícios para uma formação eficiente e de qualidade.
Estas novas tecnologias permitem aos professores desenvolverem metodologias diferenciadas e inovadoras para o trabalho com seus alunos, estando elas a serviço do processo educacional, de forma a ampliar as possibilidades e proporcionar alternativas para que cada aluno construa e produza seu próprio conhecimento.
A integração dos possíveis recursos humanos (reais), com os mecanismos tecnológicos de suporte (artificial) ao processo de ensino-aprendizagem, tem alcançado resultados mais satisfatórios que a ação destes isoladamente durante o período de formação de cada indivíduo. Esta aliança tem possibilitado interação e orientação pedagógica adequada, flexibilidade de dia e horário na obtenção desta assistência, acompanhamento realista e em tempo real sobre a situação cognitiva de cada aluno usuário do SAE, além da assistência contínua para todos os perfis envolvidos com a aprendizagem personalizada de cada estudante.
Assim, a combinação coerente destes dois possíveis recursos (reais e artificiais) tem proporcionado uma aprendizagem personalizada que busca "… ensinar 'menos' para o aluno aprender 'mais'...".