LaTEd - Pós-Graduação


Metodologias

A proposta do PPIE (Programa de Pós-Graduação em Informática na Educação) está fundamentada em uma concepção de Educação como processo construtivo e permanente, em que a formação técnica consiste em um conjunto de atividades que combinam a teoria e a prática investigativa e reflexiva, a fim de contribuir com a aquisição e a (re)construção mais crítica de conhecimentos, formação ou evolução de habilidades e a consolidação ou a criação de valores que podem colaborar para que participantes matriculados se tornem melhores educadores e se qualifiquem ainda mais como pessoa, como cidadão e como profissional envolvido na formação dos futuros profissionais mais sintonizados às realidades de seu tempo.

Dessa forma, a metodologia do curso propõe o estudo que não se limita as atividades teóricas, mas que as articule com os exercícios necessários ao cumprimento dos objetivos propostos em todas as suas disciplinas, buscando a experiência para a ação educativa, o desenvolvimento evolutivo da atividade profissional do participante e, consequentemente, a sua melhor qualificação. Portanto, a metodologia, a organização e o desenvolvimento do curso visam à aprendizagem mais autônoma, contribuindo com a evolução nas habilidades de autorregulação de cada participante, que conta com o auxílio dos docentes e da coordenação do curso.

Almejando alcançar o sucesso neste processo algumas ações didático-pedagógicos são adotadas pela equipe do PPIE, a fim de auxiliar os participantes em suas evoluções intelectuais, sociais e atitudinais, tais como:

Como o curso é semipresencial, sendo dividida sua carga horária total em 20,3% de atividades presenciais e 79,7% a distância, estabelece-se que o ambiente de maior interação com solicitação e recebimento de diferentes atividades e compartilhamento de conteúdo instrutivo será o MOODLE (Aprender) do CEAD (Centro de Educação a Distância) da UnB. Será exigida a frequência de todos os participantes nas atividades presenciais de cada disciplina, que terá pelo menos dois encontros presenciais, sendo o primeiro no início da disciplina para sua apresentação, definição de critérios de avaliação e o início do conteúdo letivo, enquanto que no segundo encontro presencial o docente estará concluindo suas atividades letivas e aplicando a avaliação final nos participantes na disciplina, além da pesquisa de opinião sigilosa de avaliação dos discentes sobre a disciplina/turma realizada no estilo survey.

A monografia final (ou TF) será desenvolvida e apresentada ao final do curso, durante o período definido no cronograma de atividades a ser divulgado no início de cada turma, incluindo à avaliação pela banca examinadora. O TF será elaborado por um participante, uma vez que tenha sido discutido e aprovado o tema com o professor orientador. Todo TF deverá ser orientado por um docente regular do curso e estar inserido em pelo menos um dos eixos estruturantes ou linhas de pesquisa desta especialização (PPIE).

O TF deverá ser apresentado por meio de uma monografia ou de um artigo científico completo aceito para publicação em revista especializada na área do curso ou de formação superior do participante com Qualis superior a B3. A apresentação (defesa) do TF deverá ser pública e respeitar todas as diretrizes presentes no item “Sistemática de avaliação e critérios para aprovação dos alunos” definido pelo PPIE e deferido pela UnB.

Ao participante, estudante regularmente matriculado no curso de pós-graduação lato sensu em Informática na Educação, que for concluinte aprovado em todas as disciplinas e na monografia final (TF), sem possuir qualquer pendência junto ao curso e a instituição de ensino que o ofertou, será conferido o certificado de Especialista em Informática na Educação pela Universidade de Brasília (UnB).

A UnB irá chancelar o certificado observando as condições para sua emissão e as formas de controle da documentação nos termos legais que estabelece normas para o funcionamento de cursos de pós-graduação lato sensu em nível de especialização.